Natal?

O que é o Natal?

O que responder a uma criança que nos interpela com esta pergunta?

Será que todas estas palavras fazem sentido à volta da Festa do Natal?

Que apresentamos nós em Portugal, nós na Europa, às crianças? O que é o Natal?

Que significado tem? Porque é que, nesta data, até o McDonald’s fecha? Porque é suposto comprarmos presentes para a família e amigos?

Vêem-se pessoas a correr, à procura de promoções, para aproveitar e poupar nos presentes.

De repente, monta-se uma árvore de Natal, um presépio com umas figuras caricatas. As ruas ficam todas iluminadas. Vemos ícones de sinos, estrelas, bolas de Natal. Tudo isto aparece numa data e desaparece noutra.

Monta-se todo um aparato para a consoada, para o jantar de Natal com todas aquelas comidas tradicionais e a espera do Pai Natal que entrega os presentes ou que deixou durante a noite.

Mas que histórias se contam com cada uma destas coisas?

Um desafio: coloquemo-nos no lugar de uma criança de um ano, de dois e de três. Observemos cada pormenor e comecemos a fazer perguntas.

Porquê? Porquê? Porquê?

Todos estes sinais, símbolos e gestos estão revestidos de uma profunda mensagem de amor, proveniente deste evento: Nascimento do Menino Jesus, filho Maria, em Belém. Mas será que os conhecemos e reconhecemos?

Sob o véu do respeito pelas diferentes religiões, tem-se observado um profundo silêncio sobre a pessoa de Jesus. Já não se sabe se está no plano da ficção, mitos e lendas, invenções da religião para seduzir e manipular crentes. Procura-se omitir que Natal é a festa que celebra o nascimento do Menino Jesus.

Sem termos a pretensão de aprofundar ou responder a esta questão, gostaríamos apenas de partilhar uma pequena descoberta…

Uma criança a quem é apresentada a pessoa de Jesus dificilmente entende porque motivo tantas discussões e guerras se geram em torno d’Ele, alegadamente, sob o pretexto de crenças religiosas. Não faz sentido, pois o Jesus apresentado respeita cada indivíduo, cada coração, independentemente da sua religião, cultura, nacionalidade, sexo, idade.

Qualquer pessoa consegue descobrir isto ao ler a Bíblia, qualquer criança entende, se tiver esse exemplo dos seus pais e pessoas próximas.

Crianças crescem a ouvir palavras de adultos que defendem estes valores, mas não é fácil encontrar aqueles que são coerentes com a sua conduta.

Este Natal, decidimos investigar como Jesus é visto pelas diferentes religiões.

Surpresa das surpresas: Jesus é visto como professor exemplar, mensageiro de uma importante mensagem divina, não só pelos cristãos, mas também pelos muçulmanos, judeus, budistas, hindus…

Independentemente das profundas convicções das diferentes doutrinas religiosas, muitas delas partilham esta convicção: Jesus ensinava, dando exemplo de vida. Os seus ensinamentos são importantes e seguidos até aos dias de hoje, universalmente, por crentes e não crentes.

Muitas escrituras sagradas de diferentes religiões partilham histórias comuns, relativamente à vida e ensinamentos Jesus.

O psicólogo Augusto Cury, internacionalmente reconhecido, dedicou-se ao estudo de Jesus, chegando a conclusões muito importantes no âmbito da psicologia humana e solução para os profundos sofrimentos que passamos.

Fará sentido desconhecer a vida e ensinamentos de Jesus? Será que faz sentido celebrar o Natal sem mencionar o nome de Jesus?

Será justo omitir este nome, alegando respeito pelas diferenças religiosas, quando Jesus é ponte de união entre elas?

A responsabilidade de ensinar o que é o Natal parte de cada um de nós. É fácil criticar e culpar os comerciantes e as novas gerações, que promovem o consumismo e não conhecem o verdadeiro sentido do Natal.

E eu? O que faço? O que ensino e revelo com as minhas palavras e acções? O que é para mim o Natal? Como o apresento às crianças à minha volta? Afinal, qual é mesmo o verdadeiro sentido do Natal?

Jesus disse: EFFATHÁ! (Marcos 7,34)

Aventuremo-nos a abrir o coração e fazer novas descobertas!

Que 2019 seja um ano cheio de novos caminhos abertos à comunicação!

Este Natal, propomos e desejamos: EFFATHÁ!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

Links úteis:

https://diariodistrito.pt/almada-catolicos-e-muculmanos-unem-se-em-almoco-solidario/

http://www.bbc.co.uk/religion/religions/hinduism/beliefs/jesus_1.shtml

http://www.bbc.co.uk/religion/religions/buddhism/beliefs/jesusandbuddhism_1.shtml

http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decl_19651028_nostra-aetate_po.html#

https://www.pensador.com/frases_augusto_cury_jesus/

Hinduism – Connecting Hindu Beliefs to the Gospel of Jesus Christ #2

Who Is Jesus, According to Other Religions?

Jesus and the Tao

https://dynamiccatholic.com/best-advent-ever/about-christmas